top of page

Nossos Professores

Joel 2017 ago.jpg
DSC_6786.jpg
DSC_6719.jpg

Dr. Joel Barbosa - UFBA

Iniciou na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba, SP. Graduou-se em clarineta pelo Conservatório de Tatuí, SP, e obteve os graus de bacharel em clarineta pela UNICAMP e de mestrado e doutorado pela University of Washington. É professor de clarineta e educação musical da Escola de Música da UFBA, onde atua nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado, nos seguintes temas: clarineta, banda de música, ensino em grupo e métodos para instrumentos. Tem atuado como clarinetista, professor e regente de banda em diversos festivais, sendo autor do método Da Capo para banda. Também tem realizado trabalhos de educação musical no ensino básico, ONG, CAPS e comunidades diversas. Suas publicações estão disponíveis, principalmente, pela ISME, ABEM, ANPPOM, UFBA e Editora Keyboard.

Dr. Lélio Alves - UFBA & FAETEC

Iniciou seus estudos na Banda de Concerto da Fundação Educacional de Volta Redonda. É doutor em Música pela UNIRIO, mestre em Música pela UFRJ, especialista em Docência Superior pela Béthencoourt da Silva (FABES) e graduado em Trombone e Tuba pela UFRJ. Exerce o cargo de professor de trombone da UFBA, onde é membro do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM). Atuou como primeiro trombone da  Banda Sinfônica do CBMERJ e da Orquestra Sinfônica da Bahia. É regente/fundador da Banda Sinfônica da FAETEC e fundador/coordenador do primeiro Curso Técnico em Instrumento Musical da Instituição. Autor do Método Trombone Fácil ( Irmãos Vitale) e organizador/autor  do Manual do Mestre de Banda de Música (FAPERJ). É membro dos grupos Belle Époque, Quinteto BR5 e do Quinteto de Metais da UFBA. Com o Quinteto de Metais da UFBA realizou mais de 100 concertos por todos estados brasileiros através do Projeto Sonora Brasil (SESC), além de turnês em Portugal, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile e Peru.

Dr. Marcos Botelho - UFG

Bacharel e Mestre em Música UFRJ e Doutor em Música pela UFBA. É professor de trombone e música de câmara na Universidade Federal de Goiás, onde também é coordenador do Laboratório BandaLab e do projeto Bel-Bone. Integra o duo Maritns-Botelho e o quinteto Metais do Cerrado. É regente da Banda de Câmara Tonico do Padre. Foi regente assistente da Orquestra Cândido Mendes. Ja atuou como regente convidados em Bandas do Brasil, EUA e Alemanha da Já apresentou performances musicais, trabalhos de pesquisa e master classes em importantes universidades como: Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade de Évora (Portugal), PUC-Peru, Universidade de Córdoba (Argentina), Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), incluindo no International Trombone Festival (EUA).

É convidado regularmente para importantes festivais de música no Brasil. 

WhatsApp Image 2022-07-29 at 18.48.00.jpeg

Dr. Carlos Henrique Costa - UFG

Pianista e maestro nascido em São José dos Campos, SP. Atualmente é professor de regência, piano, e piano em grupo da UFG, coordenador do Curso de Licenciatura em Música (Noturno) da EMAC/UFG, desenvolve pesquisa nas áreas de regência orquestral, piano em grupo, performance do piano e música de câmara. Bacharel em Física pela Unicamp, bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville, mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio, mestre em regência orquestral e doutor em piano pela Universidade da Georgia em Athens. Regeu a Orquestra Sinfônica da Universidade da Georgia, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Wyoming, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra Acadêmica Jean Douliez da UFG. Também atua como regente de coro, tendo regido o Madrigal Bel Canto de Anápolis, o coro da EMAC/UFG, o coro da Igreja Presbiteriana Jaó, entre outros. Como pianista solista e camerista apresentou-se nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Brasil com instrumentistas como Carmelo de los Santos, Ana Flavia Frazão, Ricardo Freire, Liliana Bizinechi entre outros. Em 2012 lançou o “Piano em Grupo: Livro Didático para Ensino Superior” e coordenou o II Encontro Internacional de Piano em Grupo. Em 2009 montou o Laboratório de Piano em Grupo na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Carlos Costa, dentre suas últimas performances, como solista, tocou o concerto N. 23 de Mozart ao piano com a Orquestra da Associação Mozart Itália/Goiás em Pirenópolis. Em 2019 regeu a Symphony Orchestra da Universidade de Wyoming em Laramie apresentando obras de Carlos Gomes, Radamés Gnattali, Antonín Dvorak and Francisco Mignone. Também apresentou um recital solo de músicas brasileiras na mesma universidade nos EUA.  Em 2021 regeu e tocou (pianista) a obra Carnaval dos Animais de Camile Saint Saens junto a Orquestra Jovem de Goiás. Em 2022 regeu o Octeto de Trombones da EMAC organizado pelo Dr. Marcos Botelho, obras de José Maurício Nunes Garcia, Carlos Gomes e Gustav Holst no Centro Cultural de UFG. Em junho de 2022 regeu o grupo de Saxofones do Primeiro Encontro de saxofones de Goiás as obras de Villa-Lobos (Concerto para sax soprano) e Cimarosa.

MARCELO-JARDIM.jpg

Dr  Marcelo Jardim - UFRJ

Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, e responsável pela direção musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atualmente atua também na direção artística da EM/UFRJ. Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO com a tese "A Banda do Villa: a obra para banda de Heitor Villa-Lobos". Concluiu o Mestrado em Música, pela UFRJ, na área de Práticas Interpretativas em Regência, e o Bacharelado em Regência pela mesma universidade. Estudou com os maestros André Cardoso, Roberto Duarte, Roberto Tibiriça, tendo se aperfeiçoado com Guilherme Scarabino, Jerry Junkin, Robert Raynolds e Kevin Sedatole, Otto Werner-Miller, Kurt Masur. Em colaboração com a FUNARTE, atua como consultor pedagógico dos Painéis Funarte de Bandas de Música, e como editor das partituras para banda do Projeto Partituras Online. Em 2018 fez a curadoria da I BIENAL FUNARTE DE BANDAS DE MÚSICA, realizada em Mogi das Cruzes/SP. Participa anualmente da Midwest Clinic Conference, em Chicago/ILL, EUA. Faz parte do Conselho Diretor da WASBE. Em colaboração com a Fundação Carlos Gomes, atuou como diretor artístico do Festival Internacional de Música do Pará - FIMUPA, de 2014 a 2018, e diretor artístico do Festival Música das Américas, de 2013 a 2017. Foi professor de regência do Projeto Banda Larga, no Rio de Janeiro. Atua, como professor de regência e palestrante, em importantes festivais pelo Brasil e América Latina, tais como o Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas/RS, O Festival Internacional de Música do Pará, O Festival de Música de Domingos Martins, entre outros. Como pesquisador, atua sistematicamente na edição de obras tradicionais para banda, e na encomenda de obras novas e arranjos para bandas sinfônicas e orquestras, em colaboração com compositores brasileiros, tais como Edmundo Villani-Cortes, José Ursicino da Silva (Duda), Ernani Aguiar, Sérgio Di Sabbato, Dimitri Cervo, Murilo Santos, Hudson Nogueira, João Guilherme Ripper, Edson Beltrami, João Victor Bota, Liduíno Pitombeira, entre outros.

WhatsApp Image 2022-07-30 at 16.39.20.jpeg

Fernanda Botelho - Produtora Cultural 
Iniciou sua trajetória como Produtora Cultural no Rio de Janeiro, elaborando projetos culturais e produção, podendo citar como principais projetos: Documentário de Tradição Oral-Campesina x Euterpe: Uma Rivalidade Centenária; Tradição Oral-Mestre Affonso: Mestre das Bandas; Encontro de Bandas do Interior do Rio de Janeiro.  Ainda no Rio de Janeiro foi produtora do Grêmio Português de Nova Friburgo, Duo Dumas Botelho e mobilização de recursos da Associação Waldorf Vale de Luz.
Em 2013 mudou-se para Goiânia onde continuou seu trabalho como produtora cultural, aprovando e realizando vários projetos nas leis de incentivos de Goiás e Goiânia, Banco do Nordeste e Itaú Cultural. Podemos citar como mais importantes os projetos: 39º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça; III Mostra de Música de Concerto do estado de Goiás; Quinteto Metais do Cerrado – Turnê em Portugal: V Simpósio de Trombone de Goiás/XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas; Documentário Uma Banda Centenária – Corporação 13 de Maio.
Atualmente é produtora do Quinteto Metais do Cerrado; Banda Tonico do Padre e Duo Martins Botelho.

bottom of page